sábado, 30 de maio de 2015


Reportagem

EDUCAÇÃO NO BRASIL


Espera-se um that Educação no Brasil resolva, Sozinha, Problemas Sociais fazer OS país. No entanto, é Preciso Primeiro melhorar a Formação dos docentes, visto that o Desenvolvimento dos Professores implica nenhuma Desenvolvimento dos Alunos e da Escola.
Ao proporcionalidade Uma Reflexão Sobre a Educação brasileira, vale meados EM Lembrar that do Século XX Então o Processo de Expansão da escolarização básica não começou país, e Que o Seu Crescimento, em TERMOS de Rede pública de ensino, se deu há FIM dos Anos 1970 e 1980. Início dos ano
Com ISSO posto, nsa Podemos voltar AOS Dados Nacionais:
O Brasil Ocupa o 53º lugar em Educação, Entre 65 countries avaliados (Pisa). MESMO com o Programa sociais that incentivou uma matrícula de 98% de Crianças Entre 6 e 12 anos, 731 mil children AINDA estao fóruns da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de Pessoas Entre 15 e 64 Registrado ano foi de 28% EM nenhum ano de 2009 (IBOPE); 34% dos Alunos Que chegam Ao 5º ano de escolarização AINDA NÃO conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos Jovens Que concluem o ensino fundamental, e that moram NAS Grandes Cidades, NÃO dominam o OSU da Leitura e da Escrita (Todos pela Educação). Professores recebem Menos Que o piso salarial (et. Al., Na Mídia).
Frente EAo Dados, muitos PODEM se tornar Críticos e Até se indagar com Questões a Respeito dos avanços, concluindo que "se, uma sociedade muda, uma escola Só poderia evoluir com ELA! ". TALVEZ o bom senso sugerisse pensarmos forma Dessa. EntreTanto, Podemos Notar Que a Evolução da sociedade, de Certo modo, Faz Com que uma escola se adapte parágrafo Uma vida moderna, mas de Maneira defensiva, tardia, sem garantir a Elevação do Nível da Educação.
Logo, ágora NÃO Mais cabelo bom senso e sim cabelo traje, a "culpa" tenderia a CAIR Sobre o Profissional docente. Dessa forma, OS Professores se tornam Alvos OU ficam no fogo cruzado de MUITAS Esperanças Sociais e Políticas em crise nsa Dias Atuais. Como criticas externas ao Sistema Educacional Cobram dos Professores Cada Vez Mais Trabalho, Como se a Educação, Sozinha, tivesse that resolvedor de Todos os Problemas Sociais.
Já sabemos Que NÃO basta, Como se pensou nsa ano 1950 e 1960, dotar Professores de Livros e Novos Materiais pedagógicos. O Fato E that uma Qualidade da Educação ESTÁ fortemente Aliada à Qualidade da Formação dos Professores. Outro Fato E that O Que o professor de PENSA Sobre o ensino Determina O Que Faz o professor de when Ensina.
O Desenvolvimento dos Professores E UMA precondição para o Desenvolvimento da Escola e, EM GERAL, uma Experiência demonstra that OS docentes São maus executores das ideias dos Outros. Nenhuma reforma, Inovação OU Transformação - Como Queira Chamar -. Perdura sem o docente
é Preciso abandonar a Crença de that como atitudes dos Professores SO SE modificam na Medida EM that OS Docentes percebem Resultados Positivos de na aprendizagem dos Alunos. Para Uma Mudança Efetiva de Crença e de atitude, caberia considerar OS Professores Como Sujeitos. Sujeitos that, in Atividade Profissional, São levados a se Envolver em Situações formais de aprendizagem.
Mudanças Profundas Só acontecerão when a Formação dos Professores deixar de Ser hum Processo de ATUALIZAÇÃO, Feita de Cima parágrafo Baixo, e se converter em hum Verdadeiro Processo de aprendizagem , Como hum ganho indivíduo e coletivo, e NÃO Como Uma agressão.
Certamente, OS NÃO PODEM Professores Ser Tomados Como Atores Únicos Nesse Cenário. Podemos concordar que tal Situação also E resultado de Pouco engajamento e pressao POR parte da População Como hum todo, that contribui à lentidão. Ainda sem citar o corporativismo das instancias Responsáveis ​​Pela Gestão - NÃO Então faça Sistema de Ensino, mas also das unidades Escolares - e also OS NOSSOS muitos de Contemporâneos Que pensam, sem ousar Dizer em voz alta, "que se todos fossem instruídos, varreria Quem Ruas como? "; OU NÃO that veem problema "em dispensar a todos das formações de alto nivel, QUANDO OS Empregos available NÃO como exigem".
Enquanto ISSO, Nós continuamos longe de atingir a meta de Alfabetizar Todas as Crianças Até OS 8 anos de Idade e Carregando o fardo hum de Baixo Desempenho não IDEB. Com o índice de aprovação na Média de 0 a 10, OS
Estudantes brasileiros tiveram uma pontuação de 4,6 em 2009. A meta do Pais e de Chegar a 6 em 2022.
Eliane da Costa Bruini
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISL

Site:  www.brasilescola.com/educacao/educacao.-no-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário