terça-feira, 5 de maio de 2015

PROJETO DE ESCOLA NA ludicidade

Atividades DO PROJETO Que uma escola ESTÁ Fazendo, uma Oportunidade das Crianças conhecerem Melor SUA escola e apos o Conhecimento fazer TODO Prédio, ELE tiveram Que Fazer hum Esboço fazer that conheceram, do Prédio TODO.

Conhecer Melhor SUA escola, Mês de abril de 2015, entrevistar OS Profissionais Que trabalham na escola e apos visitarem TODO Espaço da escola, desenharam uma planta da MESMA. (Estas fotos were Tiradas Por María Cristina da Costa Mello com Permissão da Professora da Classe)


ATIVIDADES QUE EU MARIA CRISTINA DA COSTA MELLO PARTICIPEI


E uma aluna Ana, Ela É uma graça, ELA ESTÁ nenhuma 4º ano e rápido Gosta Muito de abraços, adora Uma bola e Tirar foto TAMBÉM ...


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Evento Realizado em 24/04/2015 não Martiniano Resgatando SUAS História com um "Colcha de Retalhos ..." Os Alunos estudaram uma História Colcha de Retalhos e APOS fizeram Diversos Trabalhos voltados Ao tema.









Estas colchas were trazidas Por uma professora da Escola para o Senario.





Aqui eu me vesti Maria Cristina parágrafo encenar uma vovó da Colcha de Retalhos.






Muito foi gratificante O Trabalho qe fiz classe com each, Uma unica foi experência em ver olhinhos OS, OS sorrisos e beijos e abraços OS that ganhei de Cada um, consegui internalizar um Voo da História nenhum ambiente e were Conversas Muito proveitosas, Onde pude resgatar m pouquino da História de Cada um, arrancando risos e choros.






EDITADO POR MARIA CRISTINA DA COSTA MELLO

Pedagogia Brasil: 10 lindas criações em E.V.A

Pedagogia Brasil: 10 lindas criações em E.V.A

Pesquisas e Elaboração de Conteúdos Específicos para o Tópico "Aula-fora"

Aula fora
A sala de aula não é o único lugar em que os alunos aprendem. O ambiente externo é mais uma ferramenta de trabalho que o professor tem para ajudar a desenvolver seu trabalho juntamente com as crianças. Por ser um local onde as crianças normalmente frequentam quando não estão junto com a professora ou com algum individuo da instituição escolar, se torna mais significativo quando diferencia seu olhar para o processo de ensino e aprendizagem.

Estas atividades fora da sala como visitas aos museus, parques, jadins, mercados,e ate explorando o ambiente escolar, tem como objetivo associar o conteúdo da sala e da realidade do meio e do que esta acontecendo nos dias de hoje. Esse trabalho tem como finalidade demonstrar a importância de atividades fora da sala de aula.

Cabe ao professor realizar atividades e desenvolvê-las fora da sala de aula, pois, estas se tornam mais significativas, mesmo sendo uma atividade permanente que as crianças já conheçam e que realizam quase toda a semana como desenho, pintura ou colagem. O educador também pode diferenciar os materiais que serão utilizados pelos alunos, lhes dar opção de escolha nas atividades ou até mesmo nos materiais. Com a mudança do ambiente as crianças já se sentirão mais á vontade e o professor poderá observar essa mudança com facilidade. 

É uma excelente oportunidade para planejamento de um projeto ou até mesmo de sequências didáticas em ambiente externo. Como projeto o professor poderá trabalhar o Bairro onde a escola está inserida, fazer mapas, ir com as crianças até os locais mais próximos da instituição e que as crianças conheçam como: padaria, supermercado, açougue, praça que pode ter um fechamento com alguma apresentação das crianças na praça, leitura de livros, música, dança, enfim, o leque é extenso quando se trata de educação e ambientes diferenciados. Essas são algumas ideias que podem ser trabalhados em um projeto realizado em aula-fora.

Quando se trata de sala de aula o aluno se sente “entediado”,  já imagina que ficará sentado e recebendo ordens de seu (a) professora, por mais que tentemos realizar uma aula dinâmica e diferenciada o ambiente é o mesmo, a criança sempre esta no mesmo local, mas quando lançamos uma proposta fora da sala de aula, a criança já muda seu olhar, demonstra curiosidade em relação ao que será desenvolvido e sua participação se torna mais eficaz e produtiva. As atividades por mais que sejam as mesmas, quando comparamos as que foram realizadas em sala e as que foram realizadas em aula-fora percebemos uma diferença.

Devemos lembrar que qualquer proposta de atividade deve ser muito bem planejada e como um acordo/combinado com os alunos de modo que todos participem e acatem as regras, principalmente quando se trata de aula-fora, que a preocupação com a criança e seu bem estar, caminham em conjunto com o processo de ensino e aprendizagem. O educador não deve ir sozinho com as crianças para ambientes externos sempre deve estar acompanhado (a) de mais profissionais que lhe ajudem a desenvolver as propostas e cuidar dos alunos.

Exemplos de atividades que podem ser utilizadas como aula-fora:
  • Conhecimento do bairro;
  • Espaços da escola;
  • Meio ambiente em geral;
  • Pintura;
  • Desenho;
  • Quebra cabeça;
  • Dominó;
  • Ditado;
  • Brincadeiras lúdicas.
  • Caça palavras;
  • Contação e leitura de histórias.
Estes são alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em uma aula-fora, como vocês podem observar são atividades que normalmente fazemos dentro da sala de aula, mas quando estamos fora dela os objetivos que alcançamos e os que propomos são melhores.

Veja algumas fotos:
Pintura ao ar livre


Passeio na cidade, aonde os alunos possam conhecer melhor o seu bairro


Aula sobre educação no trânsito


Contato com a plantação de verduras ( jardins)


O Parque Ecológico do Jaraguá é um ótimo lugar para caminhar, fazer piquenique, explorar a natureza, respirar ar puro. E é também um local que podemos  levar nossos alunos para passar uma aula diferente de biologia, ciências, geografia etc., com a vivência dos alunos neste parque, poderemos trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar. 


Referências:
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Pesquisas e elaboração de conteúdos específicos para o tópico " Sarau".





O Que É Um Sarau?


Sarau, também conhecido como Serão, na sua definição mais completa é uma festa literária noturna ou um concerto musical realizado em casas, teatros ou estabelecimentos noturnos. É um momento de encontro das grandes artes. Nesse encontro acontecem as leituras de textos literários, interpretações teatrais, declamações de poemas e apresentações musicais. O Sarau é uma forma de ligação entre o eu interior e a palavra. As pessoas que participam dessa festividade entregam-se de corpo e alma à literatura.



Um Sarau une pessoas desconhecidas à princípio, mas ligadas por gostos e desejos semelhantes. É muito bom participar deste tipo de atividade, visto que é uma forma de estar entre amigos, de desfrutar de momentos culturais relevantes e de experiências significativas. É possível proporcionar aos amigos Saraus particulares. Basta reuni-los em torno de música e literatura que a festa está feita. Contudo o Sarau não é só uma forma de reunir pessoas, ele é, sobretudo, uma forma de interagir com a arte. Por isso é preciso saber o que se pretende ao promover um evento desses.





Um Sarau deve estabelecer conexões entre o ser exterior e o interior, já que suscita reflexão e experiências ricas. Depois de pensada a finalidade do Sarau, alguns aspectos importantes devem ser planejados. A decoração, a iluminação, as bebidas e a alimentação devem fazer parte da organização do evento. Como se trata de um evento cultural, a decoração deve estimular a criatividade, a criticidade e o artista presente em cada um. Uma decoração apropriada para um Sarau consiste na exposição de quadros, desenhos e esculturas variadas que instiguem a curiosidade e a produção. Uma iluminação apropriada a um Sarau consiste em uma meia-luz, luzes coloridas em focos diferentes ou focadas em um único ponto. Incensos são indicados para favorecer um clima de interiorização.



A gastronomia do evento fica por conta de aperitivos variados e leves. O intuito do evento não é a alimentação, esta é apenas um complemento. Portanto a comida não deve ser mais atrativa que o resto da festividade. Da mesma forma a bebida. Bebidas mais leves, como sucos e chás são mais apropriadas, pois bebidas alcoólicas podem gerar resultados frustrantes e desviar o objetivo do encontro.

Esse encontro literário não deve ser demasiado extenso. O organizador do Sarau deve ter o cuidado de não se transformar em um diretor de eventos. Deve proporcionar a integração do grupo através de uma dinâmica de grupo inicial, mas deixar o espaço livre para cada um se expressar e "apresentar" aquilo que considera viável para o momento. A quantidade de pessoas em um evento como este não é o fundamental. Importante é que as pessoas que estejam presentes participem, o que independe do número de convidados. A posição das pessoas, geralmente formando um círculo, permite que todos se olhem e interajam entre si. Obviamente isso não é conseguido com um número grande de participantes. Quem lê, a melhor disposição é em pé, no centro do círculo, para que sua voz e entonação sejam melhor percebidos.




Os textos mais adequados não são os mais extensos, pois eles dispersam a concentração dos ouvintes. Algumas pessoas solicitam a leitura de obras já conhecidas e de produções próprias, o que fortalece as relações inter-pessoais. A princípio alguns se sentem envergonhados, mas o clima de receptividade favorece a interação. Um sarau é uma ótima opção alternativa de encontro entre amigos, quando produzidos em casas particulares ou um ótimo meio de troca de experiências, quando produzido em estabelecimentos culturais.

Fonte:

http://redeteia.blogspot.com/2009/01/rede-teia-em-sabar-sarau-de-histrias.html
http://www.gd.blog.br/index.php/2008/07/09/sarau-literario-2008/
http://www.ruadireita.com/eventos/info/o-que-e-um-sarau/


CANTAR, RECITAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: 
  • Conhecer a linguagem poética;
  • Conhecer sobre a linguagem poética: ritmo, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica;
  • Apreciar sons e ritmos da linguagem poética;
  • Desenvolver o gosto pela leitura de poesias;
  • Reescrever uma poesia;
  • Produzir oralmente e por escrito poemas;
  • Utilizar as estratégias de leitura para ler poemas; 
  • Elaborar e organizar um sarau;
  • Elaborar e produzir  cartazes para divulgar o sarau;
  •  Vivenciar um sarau poético
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 O/a professor/a perguntará aos alunos que poemas eles conhecem, ou se já ouviram alguém ler ou declamar poemas. 
 Depois deverá registrar as idéias dos alunos e discutir sobre o que é para eles querem saber acerca do tema.   
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 –  Conhecendo poesias 
 1º momento – O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:   
  • Vocês sabem brincar com as palavras?
  •  Eu vou começar e vocês continuam.
  •  Nesse momento o/a professor fala seu nome acompanhado com uma palavra que rima.
  •  Meu nome é Gabriela e eu cozinho na panela.
  • Eu sou Gabriela e gosto de ficar na janela.  
 Em seguida propõe que os alunos façam o mesmo. As crianças são muito criativas, deixe que elas brinquem com as palavras, caso alguma criança precise de ajuda, peça para outro colega ajudar na rima, caso as crianças sintam dificuldade, o/a professor/a deverá ajudá-la.   

2º momento - Tarefa direcionada aos alunos - Proponha aos alunos que procurem saber se no estado ou na cidade em que moram tem um poeta ou uma pessoa que gosta de fazer e declamar poesia. Caso tenha, marque uma entrevista, elabore com os alunos as perguntas e proporcione o contato, aproxime-os  do autor e da sua obra literária.

 3º momento – O/a professor/a deverá ler uma poesia.


A bailarina                                      Cecília Meireles
  Esta menina tão pequenina quer ser bailarina. 
  Não conhece nem dó nem ré 
  mas sabe ficar na ponta do pé 
  Não conhece nem mi nem fá 
  Mas inclina o corpo para cá e para lá. 
  Não conhece nem lá nem si                                                               
  mas fecha os olhos e sorri. 
  Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar 
  e não fica tonta nem sai do lugar. 
  Põe no cabelo uma estrela e um véu 
  e diz que caiu do céu.   
  Esta menina tão pequenina quer ser bailarina.    
  Mas depois esquece todas as danças, 
 e também quer dormir como as outras crianças. 



Depois, o/a professor/a  deverá chamar a atenção das crianças para as rimas, mostre que as rimas ajudam a marcar o ritmo mas que há poemas  sem rima, e que nem por isso deixam de ter um ritmo.  O/a professor/a deverá no momento da leitura ler  diferentes poemas, incentivando as crianças a recitá-los. 
 4º momento - O/a professor/a poderá propor a ilustração da poesia, que poderá ser trabalhada bidimensionalmente ou tridimensionalmente, para tanto se faz necessário discutir com o grupo qual técnica será utilizada. 
Sugestão: Trimensional - material: cabaças ou garrafas pets pequenas 250ml,  massa de biscuit, tinta guache ou tecido, pincel, lápis, pequenos potes, paninhos e água. 
               Bidimensional - material: papel A4 ou cartolina, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, aquarela, pincel, pequenos potes, paninhos e água. 
 Atividade 2  - Criando poesias   
 1º momento  – O/a professor/a deverá chamar a atenção dos alunos para os recursos gráficos, a disposição do texto no papel, a quantidade de estrofes e versos em cada estrofe, os poemas que parecem uma narrativa, como se fosse uma história e também a mensagem ou o tema de que trata a poesia. Para tanto, deverá propor aos alunos que criem seus poemas. Inicialmente o/a professor/a deverá incentivar a produção da poesia, questionando sobre um tema, por exemplo: Ser pai.  O/a professor/a poderá iniciar a poesia:    
  • Quando eu crescer vou ser pai,
  •  E meu filho não vai dizer ai, aiiii
  •  Vou passear de carro
  •  E brincar com ele no barro  
Este seria um mote para que os alunos iniciassem suas poesias.   Dessa forma, cada aluno criará um verso e no final a poesia estará pronta para ser declamada. 
 2º momento  - O/a professor deverá propor que formem pequenos grupos e criem poesias, para tanto será necessário que levantem os temas juntamente com os alunos, sugerindo que escrevam as poesias de brincadeiras, danças, jogos e românticas como por exemplo: escrever em papeis com forma de coração.



Atividade 3 - Elaborando um Sarau Poético 


 1º momento – O/a professor/a deverá organizar juntamente com as crianças um sarau com as poesias produzidas pelos alunos. Para tanto, deverão elaborar os convites do sarau poético para serem entregues aos alunos da escola. Deverão também elaborar cartazes para divulgar o evento cultural, lembrando sempre de colocar o local, o dia e o horário. 




 2º momento  – O/a professor deverá propor a elaboração e criação de um cenário para o sarau, para tanto terão que pensar no tema da decoração (brinquedos, danças, doces, flores ou notas musicais), as crianças deverão participar da produção destes elementos, para tanto o/a professor/a deverá providenciar o material para a confecção: cartolinas coloridas, tesoura. Cola, hidrocor, pincel, tinta guache, lápis de cor, giz de cera e régua    


Atividade 4 - Vivenciando um Sarau Poético 


1º momento  – O/a professor/a juntamente com os alunos deverão organizar um sarau poético, o qual convidarão os alunos, pais e professores da escola para participarem. 
  •   Definirão um grupo de alunos para fazerem as inscrições dos participantes;
  •   Discutirão como vai ser apresentação do sarau;.
  •   Textos produzidos por alunos;
  •   Textos de autores brasileiros;
  •   Apresentação musical.
 2º momento - O grupo deverá definir o prazo para inscrições, o dia, o local e o horário da apresentação. Juntos, alunos e professor/a montarão o cenário produzido na aula anterior para compor o local do evento. O sarau deverá ser apresentado para a comunidade escolar. Este evento deverá ser fotografado e se possível filmado para que as crianças possam fazer um avaliação critica da produção cultural elaborada por elas. 
Recursos Complementares
Pesquisar em livros, sites que abordem este tema. Organizar com os alunos caixinhas de poemas para serem lidas, memorizadas e declamadas na sala de aula.
Livros:  Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles; 
Berimbau e outros Poemas - Manoel Bandeira; 
Qual a Palavra - Roseana Murray; 
Eu chovo, tu choves, ele choves - Sylvia Orthof. 
Avaliação
Os alunos serão avaliados se: 
  •  Conhecem a linguagem poética;
  •  Conhecer os: ritmos, os sons, as rimas, os versos, as estrofes, as pausas, as imagens, a disposição gráfica da linguagem poética;
  •  Apreciam sons e ritmos da linguagem poética;
  •  Desenvolvem o gosto pela leitura de poesias;
  •  Reescrevem uma poesia;
  •  Produzem poemas;
  • Utilizam as estratégias de leitura para ler poemas;  
  •  Elaboram e organizam um sarau;
  •  Vivenciam um sarau poético
 Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22634





Maria Montessori, uma vida dedicada às crianças, cinebiografia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e
pedagoga italiana que criou um método educacional revolucionário. 
Maria Montessori é mundialmente conhecida por ter criado o método Montessori (chamado por ela de Pedagogia 
Científica) e ter revolucionado a forma como a criança é compreendida e respeitada. Em quase todos os países do 
mundo há escolas Montessori anos e diversas iniciativas educacionais revolucionárias tiveram suas bases nas 
descobertas de Montessori. 
Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos
individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e 
densidade interiores para ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de
quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. Segundo a visão
 pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.


Esse filme traz experiências importantes para a nossa formação, como futuros educadores.




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