terça-feira, 5 de maio de 2015

Pesquisas e Elaboração de Conteúdos Específicos para o Tópico "Aula-fora"

Aula fora
A sala de aula não é o único lugar em que os alunos aprendem. O ambiente externo é mais uma ferramenta de trabalho que o professor tem para ajudar a desenvolver seu trabalho juntamente com as crianças. Por ser um local onde as crianças normalmente frequentam quando não estão junto com a professora ou com algum individuo da instituição escolar, se torna mais significativo quando diferencia seu olhar para o processo de ensino e aprendizagem.

Estas atividades fora da sala como visitas aos museus, parques, jadins, mercados,e ate explorando o ambiente escolar, tem como objetivo associar o conteúdo da sala e da realidade do meio e do que esta acontecendo nos dias de hoje. Esse trabalho tem como finalidade demonstrar a importância de atividades fora da sala de aula.

Cabe ao professor realizar atividades e desenvolvê-las fora da sala de aula, pois, estas se tornam mais significativas, mesmo sendo uma atividade permanente que as crianças já conheçam e que realizam quase toda a semana como desenho, pintura ou colagem. O educador também pode diferenciar os materiais que serão utilizados pelos alunos, lhes dar opção de escolha nas atividades ou até mesmo nos materiais. Com a mudança do ambiente as crianças já se sentirão mais á vontade e o professor poderá observar essa mudança com facilidade. 

É uma excelente oportunidade para planejamento de um projeto ou até mesmo de sequências didáticas em ambiente externo. Como projeto o professor poderá trabalhar o Bairro onde a escola está inserida, fazer mapas, ir com as crianças até os locais mais próximos da instituição e que as crianças conheçam como: padaria, supermercado, açougue, praça que pode ter um fechamento com alguma apresentação das crianças na praça, leitura de livros, música, dança, enfim, o leque é extenso quando se trata de educação e ambientes diferenciados. Essas são algumas ideias que podem ser trabalhados em um projeto realizado em aula-fora.

Quando se trata de sala de aula o aluno se sente “entediado”,  já imagina que ficará sentado e recebendo ordens de seu (a) professora, por mais que tentemos realizar uma aula dinâmica e diferenciada o ambiente é o mesmo, a criança sempre esta no mesmo local, mas quando lançamos uma proposta fora da sala de aula, a criança já muda seu olhar, demonstra curiosidade em relação ao que será desenvolvido e sua participação se torna mais eficaz e produtiva. As atividades por mais que sejam as mesmas, quando comparamos as que foram realizadas em sala e as que foram realizadas em aula-fora percebemos uma diferença.

Devemos lembrar que qualquer proposta de atividade deve ser muito bem planejada e como um acordo/combinado com os alunos de modo que todos participem e acatem as regras, principalmente quando se trata de aula-fora, que a preocupação com a criança e seu bem estar, caminham em conjunto com o processo de ensino e aprendizagem. O educador não deve ir sozinho com as crianças para ambientes externos sempre deve estar acompanhado (a) de mais profissionais que lhe ajudem a desenvolver as propostas e cuidar dos alunos.

Exemplos de atividades que podem ser utilizadas como aula-fora:
  • Conhecimento do bairro;
  • Espaços da escola;
  • Meio ambiente em geral;
  • Pintura;
  • Desenho;
  • Quebra cabeça;
  • Dominó;
  • Ditado;
  • Brincadeiras lúdicas.
  • Caça palavras;
  • Contação e leitura de histórias.
Estes são alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em uma aula-fora, como vocês podem observar são atividades que normalmente fazemos dentro da sala de aula, mas quando estamos fora dela os objetivos que alcançamos e os que propomos são melhores.

Veja algumas fotos:
Pintura ao ar livre


Passeio na cidade, aonde os alunos possam conhecer melhor o seu bairro


Aula sobre educação no trânsito


Contato com a plantação de verduras ( jardins)


O Parque Ecológico do Jaraguá é um ótimo lugar para caminhar, fazer piquenique, explorar a natureza, respirar ar puro. E é também um local que podemos  levar nossos alunos para passar uma aula diferente de biologia, ciências, geografia etc., com a vivência dos alunos neste parque, poderemos trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar. 


Referências:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário