sábado, 23 de abril de 2016
Como fazer um aquecedor solar caseiro de garrafa PET
Utilize a energia solar, fonte renovável de energia, e tome um banho tranquilo e agradável, mas com a consciência tranquila
Foto: reciclagemitacare
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa, pois não polui o meio ambiente. Apesar de trazer benefícios tanto para a natureza quanto para seu bolso, ela ainda é pouco explorada por conta do alto custo de implantação.
Porém, você pode arregaçar as mangas e aprender a como fazer um aquecedor solar caseiro e garantir água quente no chuveiro com custo baixo. Para isso, garrafas PET entram em cena e substituem as placas fotovoltaicas, painéis que geralmente são instalados no telhado de casas e edifícios.
O aquecedor solar de garrafa PET foi desenvolvido pelo aposentado catarinense José Alcino Alano e a ideia ganhou um prêmio de Ecologia em 2004.
Materiais
• 60 garrafas PET transparentes de 2 litros;
• 50 embalagens vazias longa vida de 1 litro;
• 11 m de canos de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
• 20 conexões T em PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
• 1 fita de autofusão ou borracha de câmara de ar;
• 1 luva;• 1 litro de tinta fosca preta;
• 1 estilete;
• 1 cano de PVC de 100 mm com 70 cm de comprimento para molde do corte das garrafas PET;
• 1 martelo de borracha;
• 1 lixa d’água n°100;
• 1 cola para tubos de PVC;
• 1 arco de serra;
• 1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;
• 5 pregos;
• 1 ripa pequena com aproximadamente 15 cm de comprimento;
• 1 fita crepe com largura de 19 mm;
• 4 conexões L (luvas) de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
• 2 tampões de PVC de 20 mm e 1/2 polegada.
Passo a passo
Abra as embalagens longa vida sem cortá-las. Faça cortes diagonais nas pontas para que a caixa entre dentro da garrafa;Corte o cano de PVC em 30 cm. Em seguida, faça um corte vertical no meio do cano, usando-o como molde e encaixe as garrafas dentro dele, cortando o fundo delas no mesmo tamanho do cano;
Pinte as embalagens longa vida com a tinta preta fosca;
Corte os tubos de PVC (eles devem ter 100 cm cada). Lixe as pontas do tubo para retirar rebarbas e isole as extremidades com fita crepe. Em seguida, pinte-os de preto;
Para o barramento superior, utilize 5 tubos T e 5 tubos de 20 mm cortados em 8,5 cm de comprimento. Cole um tubo T a um tubo normal e vá intercalando. Não é necessário pintá-los;
Para o barramento inferior repita o processo acima, mas não use a cola de PVC, e sim o martelo de borracha para encaixá-los. Dê batidas leves até fixar;
Coloque cinco garrafas PET (uma dentro da outra) dentro dos tubos que foram pintados e verifique se o encaixe está perfeito. Não se esqueça de retirar a fita crepe das extremidades;
Feito o teste, conecte os canos no barramento superior. Insira uma garrafa PET e forre-a com uma embalagem longa vida (a parte pintada deve ficar para cima). Repita o processo até que complete cinco garrafas;
Encaixe o barramento inferior na outra extremidade do cano e use o martelo para fixá-lo melhor;
Certifique-se que tudo está alinhado e vede o bocal da garrafa com a fita de auto fusão;
Com todos os módulos prontos, leve-os para o telhado. Eles devem ser posicionados da melhor forma para absorver mais radiação solar;
Conecte o aquecedor de PET à caixa d’água. Serão necessárias algumas modificações na caixa d’água para os tubos do aquecedor, do retorno da água quente e do misturador. Esses orifícios variam conforme o tamanho de cada caixa d’água.
PUBLICADO PORREDAÇÃO
O sistema de aquecimento para piscinas é constituído de uma bateria de placas coletoras, as quais são interligadas a uma bomba. A maioria das bombas utilizadas para filtragem e recirculação da água da piscina possui potência suficiente para permitir a circulação de água através do sistema, que normalmente fica sobre um telhado próximo. Quando isso não ocorrer, é necessário o uso de uma bomba auxiliar. Pode ser adaptado em qualquer piscina: em projeto ou já construídas, aquecendo grandes quantidades de água com alta velocidade de circulação. Imune à ação de cloro e algicidas.
A montagem é bastante simples e a manutenção é mínima. Possibilita a expansão do sistema, uma vez que novas placas podem ser adicionadas a qualquer momento.
Além dessas vantagens, o sistema de aquecimento de piscinas permite instalações de água quente com encanamentos de PVC.
A montagem é bastante simples e a manutenção é mínima. Possibilita a expansão do sistema, uma vez que novas placas podem ser adicionadas a qualquer momento.
Além dessas vantagens, o sistema de aquecimento de piscinas permite instalações de água quente com encanamentos de PVC.
ENERGIA SOLAR
1. Introdução
Escolhemos este tema, pois a energia que utilizamos em todo o mundo vem degenerando o meio ambiente, e utilizando a energia solar para obter energia elétrica dentro de imóveis, poderá, a longo prazo melhorar a qualidade do ar. Com esta nova tecnologia, iremos mostrar a economia tanto em questão financeira, quanto em questão do meio ambiente. O grande inventor desta nova tecnologia é o Elon Musk, que vem investindo no futuro, voltado a ajudar o meio ambiente.
2. Justificativa
Uma das participantes do grupo utiliza desta tecnologia para manter a piscina aquecida com a energia do Sol, sendo assim surgiu a ideia para falarmos sobre este assunto que ajuda no meio ambiente. Algo que vem preocupando á todos, é o efeito estufa, o mundo todo vem se monitorando e trabalhando em maneiras de diminuir esse efeito. Em escolas as crianças do ensino infantil e fundamental vem sendo ensinadas a terem hábitos sustentáveis, como não jogar lixo na rua, não desperdiçar água, economizar energia e etc. Atualmente a nossa energia é gerada pelas hidrelétricas, onde a força da água realiza a movimentação das turbinas, transformando a energia potencial em energia cinética. Depois de passar pela turbina o gerador transforma a energia cinética em energia elétrica. Que é distribuída por fios e cabos. A energia solar é uma inovação que durante seu uso não polui o meio ambiente, e é gerada através do Sol.
3. Objetivo Geral
Apresentar esta nova tecnologia para as escolas, em especial as que constantemente falta energia ou mesmo as que não tem energia, por falta de recursos.
3.1 Resultados esperados
Com a aplicação deste projeto espera-se:
Diminuir a poluição gerada pelas formas de energia transmitidas atualmente.
Caso a forma de energia transmitida atualmente, falhe, não falte energia, nas instituições escolares.
Cortar gastos
4. Utilização da energia solar no Brasil
O Brasil está enfrentando uma das piores crises hídricas de todos os tempos. Sem água, voltamos a sofrer a ameaça de uma crise também na distribuição de energia. Isso acontece porque o Brasil tem uma matriz energética baseada no uso das hidrelétricas. Deixando de lado as novas fontes de energia renovável do país, como biomassa, eólica e principalmente a solar. Em 2014, foram queimados R$ 20 bilhões em combustíveis fósseis para gerar energia, aumentando o efeito estufa que o planeta já sofre. A conta de luz subiu, em média, 30% em todo o país (chegando a 54% em Estados como Roraima). Em 2015 as previsões mostram que os aumentos devem ultrapassar a casa dos 40%. Para transformar o futuro do planeta, é preciso eliminar a necessidade dos combustíveis fósseis. Para isso, é possível usar fontes de energias limpas para construir uma nova realidade e usar a economia obtida para trazer mais benefícios à sociedade.
O Brasil é um dos países com maior potencial na produção de energias eólica e solar, mas,
enquanto as chamadas “novas renováveis” não passarem a também ser prioridade do setor
energético, seguiremos caminhando para trás e o que pior: gastando tempo, dinheiro e causando
danos à natureza.
4.1 Tipos de energia solar
Existem duas formas de se obter a energia solar, a Fotovoltaica e a Termossolar
- Energia Fotovoltaica : A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares - através de painéis - em eletricidade e o constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica no mundo todo. A energia solar fotovoltaica seja uma opção viável, de baixo custo e com manutenção mínima. Os painéis solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos.
- Energia Termossolar ou Energia Solar Térmica: A energia Solar térmica usa o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores (também conhecidos como placas) ou tubos evacuados para captar o calor do sol e transferir o calor para um líquido (água). A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais. Em dias chuvosos, provavelmente, não haverá sol suficiente para gerar toda a água quente que precisa, portanto, os aquecedores solares possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. De qualquer forma, são extremamente eficientes e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.
4.2 Elon Musk
Elon Reeve Musk, nascido em 28 de junho de 1971, em Pretória, África do Sul. É um empreendedor bilionário sul-africano, que desde 1982 se interessa pela tecnologia, e cria produtos tecnológicos, neste mesmo ano ele criou seu próprio vídeo game, mas sua carreira iniciou-se quando ele ajudou a estruturar a empresa Paypal (utilizada para pagamentos online) e investindo na exploração do espaço com a empresa SpaceX, outra invenção dele famosa também é a Tesla Roadster, um carro totalmente elétrico que custava cerca de 92 mil dólares, uma das suas últimas criações, foi a Tesla PowerWall Energy, capaz de captar a energia solar e transforma-la em energia elétrica, que não polui o meio ambiente, e não tem custo após a compra do produto.
4.3 Tesla Porwerwall Energy
Powerwall é uma bateria de casa que cobra usando eletricidade gerada por painéis solares, ou quando as taxas de utilidade são baixas, e os poderes a sua casa à noite. Ele também fortalece sua casa contra quedas de energia, fornecendo uma fonte de energia de backup. Automatizado, compacto e simples de instalar, Powerwall oferece independência da rede pública e à segurança de um backup de emergência.
4.4 Como Funciona


Painéis solares: Painéis de converter a luz solar em eletricidade que cobra Powerwall e poderes a sua casa durante o dia. Sem solar, Powerwall pode reduzir o tempo de notas de utilização de energia, deslocando estrategicamente consumo de energia.
Powerwall: A bateria casa está carregada com eletricidade gerada por painéis solares ou a partir da rede elétrica Inversor. O inversor converte a eletricidade em corrente contínua de painéis solares, a grade e Powerwall na corrente alternada usado por luzes, aparelhos e dispositivos da sua casa. Todas as instalações PowerWall exigem um inversor compatível. Para maximizar o consumo de solar, um medidor também é instalado para medir a produção de energia solar e uso de energia em casa.
Painel elétrico: Eletricidade a partir do inversor é enviada para o painel elétrico de sua casa. Para aplicações sem solar, e a noite, a eletricidade gerada pela empresa de energia é enviada do painel elétrico para o conversor para carregar a Powerwall.
Painel Backup e switch: Algumas instalações de backup podem exigir um painel elétrico secundário contendo os aparelhos críticos e saídas que você deseja fazer backup. Um interruptor elétrico ativo automaticamente o painel de backup durante uma queda de empresa de energia. Quando instalado com solar, este interruptor pode manter sua produtora solar durante uma interrupção. Backup é um recurso opcional durante a instalação para maximizar a energia solar ou deslocar o consumo de energia.
5. Estimativas de custos e recursos
A Tesla é fabricada nos Estados Unidos da América, e para obtê-la custa em média R$ 12.460,00 (doze mil, quatrocentos e sessenta reais), podendo armazenar entre 10 á 90 kWh de energia. O tempo de retorno do investimento gira em torno de 5 a 10 anos, dependendo do local onde é instalado.
Referência
Anônimo. Energia Solar . 2015. Disponível em: https://5ano.wikispaces.com/Energia+Solar. Acesso em: 01/3/2016.
Anônimo, Greenpeace: Ilumine o futuro das crianças: Meio ambiente - São Paulo, SP. 2016. Disponível em: http://www.kickante.com.br/campanhas/greenpeace-ilumine-o-futuro-das-
criancas. Acesso em: 01/03/2016.
FÜLLGRAF, FREDERICO. Revolução solar no Atacama: espanhola Abengoa constrói primeira usina termosolar da América Latina. 2014. Disponível em: http://jornalggn.com.br/blog/frederico-fuellgraf/revolucao-solar-no-atacama-espanhola-abengoa-constroi-primeira-usina-termosolar-da-america-latina. Acesso em: 20/04/2016.
FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Energia Solar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-solar.htm>. Acesso em 23/04/2016.
Anônimo, Vantagens e desvantagens da energia solar. 2016. Disponível em: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/. Acesso em: 01/03/2016.
HAYDÉE, Lygia. Por que gerar energia solar em casa pode ser um bom negócio. 2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/porque-ter-energia-solar-em-casa-
pode-ser-um-otimo-negocio. Acesso em: 03/04/2016.
MUSK, Elon. Tesla Energy. 2015. Disponível em: https://www.teslamotors.com/presskit/teslaenergy. Acesso em: 07/03/2016.
PENA, Rodolfo Alves. Energia Solar. 2014. Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/energia-solar.htm. Acesso em: 29/03/2016.
SOLAR TIPOS DE ENERGIA SOLAR. 2014. Disponível em: http://www.portalsolar.com.br/tipos-de-energia-solar.html. Acesso em: 29/03/2016.
SOLARGRID ESCOLAS (Brasil). Era uma vez.... 2016. Disponível em: http://www.solargrid.com.br/escolas/. Acesso em: 21/03/2016.
WIKIPÉDIA Elon Musk.2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elon_Musk. Acesso em: 08/04/2016.
Assinar:
Postagens (Atom)