domingo, 3 de maio de 2015

Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor ao trabalhar com as histórias.

Para o processo de ensino-aprendizagem a avaliação é um fator importante, serve para medir o grau de conhecimento do aluno e também identifica seu grau de dificuldade.
Avaliar é importante para o processo de ensino-aprendizagem, o educador deve elaborar avaliações com questões claras  e com objetividade, as questões trabalhadas nas avaliações devem ser apenas as que o aluno aprendeu em sala de aula.
O processo de avaliação adotado pelo professor, se, for bem elaborado pode trazer avanços para o conhecimento do aluno, a avaliação não deve ser encarada apenas como meta a ser atingida e sim, como valioso processo no auxílio de esnino-aprendizagem, observando assim a evolução dos alunos.
Há várias formas de se avaliar, perguntar em forma de entrevistas o que o aluno absorveu nas aulas ministradas, qual a dificuldade que o levou ao erro, realizar dinâmicas onde o aluno participe sem que perceba que está sendo avaliado e assim de forma descontraída o educador consegue medir o que foi aprendido.
O professor deve avaliar o aluno em grupo e individualmente, cada aluno é único, tem comportamento e gosto diferente, assim como seu tempo para aprender as coisas, um texto bem absorvido por um pode não ser entendido pelo outro, a avaliação individual é importante pois através das informações do aluno, trabalhos  e participação o professor consegue avaliar  seu crescimento ao longo do ano letivo.
É muito importante o professor mostrar ao aluno seu desempenho na prova mostrando a ele seus erros e acertos através de um feedback, isso fará o aluno compreender melhor a matéria que foi aplicada e o aluno conseguirá perceber o  que não foi absorvido.
A literatura infantil proporciona a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa.
É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, pois através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo “Fanny Abramovich”... “Escuta-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e compreensão do mundo...”
Este manual foi confeccionado com o objetivo de auxiliar o professor elevar ao aluno ao mudo da imaginação e ao mesmo tempo descobrirem o maravilhoso uiverso da literatura infantil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário